Dr. Eduino Renck

As hemorróidas são uma parte normal da anatomia do anorretal. São Vasos sanguíneos que servem para proteger o esfíncter anal, auxiliam no fechamento do canal anal durante o aumento da pressão abdominal e fornecem informações sensoriais que ajudam a diferenciar entre fezes, líquidos e gases. As Doenças Hemorroidárias já é quando a pessoa passa a ter problemas ou sintomas na região anal.

Médico que trata doenças hemorroidarias:

Dr Eduino Renck Médico especializado em Cirurgia Geral e tendo duas Pós Graduações em Nutrição Funcional e Qualidade de Vida e Nutrologia, em sua experiência profissional operou e tratou diversos Problemas Digestivos, Fígado, Pâncreas, Apendice, Vesícula, Intestinais, Anais e Hemorroidarios.

Conforme mostram estudos científicos, os problemas digestivos e anais tem relação direta com rotinas, hábitos e estilo de vida

Dr Eduino Renck tem tido ótimos resultados em atendimentos médicos com enfoque especial nos costumes do dia a dia causando melhora dos sintomas digestivos e físicos, melhorando também a qualidade de vida e a longevidade

Muitas vezes as prescrições de remédios ou medicamentos servem somente para remediar os sintomas, não resolvendo as causas e consequentemente não se tratando realmente a doença

Dr Eduino tem tido cuidado especial para ajudar seus pacientes a identificar as causas, obtendo resultados diferenciados na resolução das doenças hemorroidarias

Dr Eduino Renck

O que os Pacientes estão dizendo:

Devido à sua alta vascularização e localização sensível, também são causa frequente de patologia.
Estima-se que aos 50 anos, cerca de metade dos adultos já teve problemas com hemorróidas – o nome comum tanto para as estruturas quanto para a doença clínica.

Os fatores contribuintes incluem gravidez, constipação crônica, diarréia ou esforço para evacuar prolongado e enfraquecimento dos tecidos de suporte como resultado do envelhecimento ou da genética.

Hemorróidas internas e externas inflamadas

Anatomia

As hemorróidas são classificadas de acordo com sua posição em relação à linha dentada. As hemorróidas externas ficam abaixo da linha dentada, são cobertas por mucosa e inervadas por nervos cutâneos. Quando com sintomas precisa tratar, com cuidados, remédios ou cirurgia.

As hemorróidas internas surgem acima da linha dentada, são cobertas por células colunares e possuem inervação visceral.

Doenças Hemorroidarias

Eles são ainda categorizados – e tratados – de acordo com seu grau de prolapso:

  • As hemorróidas grau I sangram, mas não prolapsam; na colonoscopia, eles são vistos como pequenas protuberâncias no lúmen.
  • As hemorróidas grau II prolapsam fora do canal anal, mas diminuem espontaneamente.
  • As hemorróidas grau III projetam-se para fora do canal anal e geralmente requerem redução manual.
  • As hemorróidas grau IV são irredutíveis e constantemente prolapsadas.
  • Hemorróidas agudamente trombosadas e aquelas que envolvem prolapso da mucosa retal também são de grau IV.

O sintoma mais comum das hemorróidas internas é o sangramento vermelho vivo com as evacuações. Os pacientes também podem apresentar prurido ou sensação de pressão, desconforto ou evacuação incompleta, às vezes com infiltração retal.

As hemorróidas internas são normalmente indolores – a dor geralmente indica uma fissura anal, abscesso perianal ou hemorróida externa trombosada.

Diagnóstico

Apenas cerca de um terço das pessoas que tem problemas com hemorróidas procuram tratamento para elas.

É algo sobre o qual a maioria das pessoas não gosta de falar, por isso sofrem em silêncio.
Muitos pacientes com hemorróidas só procuram atendimento médico quando estão cansados de lidar com elas

Embora as hemorróidas sejam responsáveis por uma grande percentagem de queixas anorretais, é importante descartar outras causas de hemorragia retal e sintomas associados – as evidências sugerem que alguns pacientes diagnosticados com hemorróidas têm outras condições.

O diagnostico mais conhecido e falado pela população geral é de Doença hemorroidaria, Porém importante conhecer que outros problemas do anus são muito comuns e causam sintomas muitas vezes incapacitantes

Principais e mais comuns doenças anorretais benignas:

  • hemorróida interna
  • prolapsada
  • hemorróida externa trombosada
  • abscesso
  • fissura
  • fístula
  • condiloma acuminado HPV
  • prolapso retal
Prolapso Retal

Opções de tratamentos

Tratamento Clínico:

Existe uma variedade de terapias para hemorróidas, desde tratamento conservador e tratamentos em consultório até hemorroidectomia cirúrgica.

O tratamento inicial para hemorróidas internas geralmente envolve modificações na dieta e no estilo de vida.

A maioria das pessoas tenta se auto tratar com produtos vendidos sem receita na farmácia, que funcionam temporariamente, mas não são duráveis, Para melhorar e resolver é preciso encontrar e tratar a causa do problema antes de tratar as hemorróidas em sí.

Se você perguntar aos pacientes sobre os hábitos intestinais, invariavelmente descobrirá que eles
passam muito tempo lendo no banheiro, fazendo esforço por causa de constipação grave ou sofrendo de outros problemas, com sintomas para evacuar.

ingestão de líquidos, tomar laxantes ou passar por retreinamento do assoalho pélvico. Você tem que tentar fazer esses ajustes ou os pacientes terão problemas recorrentes.

O tratamento clínico para a doença hemorroidária pode ser realizado no consultório e envolve várias abordagens. Vou destacar algumas opções: Medicamentos e Orientações:

Para pacientes sintomáticos com menos de 45 anos, sem fatores de risco para doença intestinal e sem outras anormalidades anorretais, o tratamento pode ser realizado sem a necessidade de exame de colonoscopia.

Além disso, cuidados com a alimentação, higiene e banhos de assento podem proporcionar alívio dos sintomas.

Tratamento Cirúrgico:

O tratamento cirúrgico para a doença hemorroidária pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e a avaliação médica.

Ligadura Elástica:

A ligadura elástica é uma outra modalidade de tratamento. Ela consiste em aplicar um anel elástico na base da hemorroida, interrompendo seu suprimento sanguíneo e levando à sua queda após alguns dias.

Escléroterapia

(Injeção, aplicação ou infiltração): Essa técnica envolve a aplicação de medicamentos para cicatrizar as hemorróidas. É geralmente bem tolerada, com pouco incomodo doloroso.

Anestesia

Hemorroidectomia Convencional:

A hemorroidectomia é uma cirurgia comum para tratar hemorróidas. Ela envolve a remoção das hemorróidas através de corte com bisturí.

É indicada principalmente para hemorróidas graves (grau III ou IV) e pode ser eficaz, o maior inconveniente é o pós operatório que se tem dor.

Procedimento para o Prolapso Hemorroidário:

Se utiliza um grampeador circular para remover o excesso de mucosa próximo à linha pectínea.

Embora menos invasivo, não resolve efetivamente a parte externa da hemorroida e pode ter maior risco de recorrência.

Lembrando que a escolha do tratamento deve ser personalizada e discutida com seu médico, considerando os riscos e benefícios de cada opção.

As hemorróidas nem sempre são levadas a sério, mas podem causar muito sofrimento e realmente afetar a qualidade de vida.

Leia Também:

Entendendo e Resolvendo a Gastrite – Dr. Eduino Renck (dreduinorenck.com.br): Doenças Hemorroidarias

Fonte:

SciELO – Brazil – Doença hemorroidária: aspectos epidemiológicos e diagnósticos de 9.289 pacientes portadores de doença hemorroidária Doença hemorroidária: aspectos epidemiológicos e diagnósticos de 9.289 pacientes portadores de doença hemorroidária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *