Dr. Eduino Renck

Gastrite é a inflamação do revestimento do estômago com sintomas como, dor abdominal, azia, queimação, nauseas, vômitos, má digestão e sensação de plenitude.

Entendendo e Resolvendo a Gastrite é um guia que aborda os diversos aspectos relacionados à gastrite, desde os sintomas mais comuns, como dor abdominal, azia, queimação, até os diferentes tipos de gastrite e suas respectivas causas.

Além disso, o texto também explora as opções de prevenção e tratamento da gastrite, incluindo mudanças no estilo de vida, medicamentos específicos e exames utilizados para diagnosticar a doença. Com informações precisas e atualizadas, este guia oferece uma visão abrangente sobre a gastrite e suas possibilidades de cura.

Eduino

Médico que trata Gastrite

Dr Eduino Renck, médico, especializado em Cirurgia Geral e do aparelho digestivo tem duas Pós Graduações em Nutrição Funcional e Qualidade de Vida e Nutrologia.

Dr Eduino Renck em sua experiência profissional de 30 anos, operou e tratou diversos problemas de Estômago em hospitais, clinicas médicas de estilo de vida e consultórios, atualmente se dedica a tratar problemas como gastrite no seu consultório

Conforme mostram estudos científicos, a gastrite e problemas digestivos tem relação direta com rotinas, hábitos e estilo de vida

Dr Eduino Renck tem tido ótimos resultados em atendimentos médicos com enfoque especial nos costumes do dia a dia causando melhora dos sintomas digestivos e físicos, melhorando também a qualidade de vida e a longevidade

Muitas vezes as prescrições de remédios ou medicamentos servem somente para remediar os sintomas, não resolvendo as causas e consequentemente não se tratando a doença

Dr Eduino tem tido cuidado especial para ajudar seus pacientes a identificar as causas, obtendo resultados diferenciados na resolução da gastrite

Dr Eduino tem experiência no tratamento de doenças do estômago, se dedica para fazer diagnósticos precisos e tratamentos eficazes para Gastrites e Doenças Digestivas.

Se dedica a ouvir e entender as preocupações dos seus pacientes, proporcionando um ambiente acolhedor e de confiança, adaptando seus tratamentos para atender às necessidades individuais, garantindo um cuidado personalizado e eficaz.

Dr Eduino irá explicar diagnósticos e oferecer os melhores tratamentos de forma clara e compreensível como uma das suas prioridades, ajudando os pacientes a se sentirem informados e seguros.

Dr Eduino considera todos os aspectos da saúde do paciente, incluindo fatores emocionais e sociais, para oferecer um tratamento completo e eficaz, dedicando tempo e atenção a cada paciente, garantindo que todos recebam o cuidado necessário e se sintam valorizados.

Gastrite Dr Eduino Renck

 

Existem diferentes tipos de gastrite, cada um com características específicas. Os principais tipos são:

  • Gastrite Aguda:  São sintomas que aparecem de repente em um período de menos de três meses. Os sintomas incluem dor, náuseas, vômitos repentinos e mal-estar. A sensação de queimação no estômago também é comum.
  • Gastrite Nervosa: Afeta principalmente mulheres e surge em situações de irritabilidade, medo e ansiedade. Os sintomas são semelhantes aos da gastrite clássica, incluindo azia, sensação de estômago cheio, arrotos frequentes e vômitos. O tratamento envolve reduzir o estresse e o nervosismo alterações na dieta e atividade física.
  • Gastrite Crônica: Caracteriza-se por sintomas prolongados,  durando mais de três meses, apresentando uma evolução lenta com aumento progressivo da inflamação da parede do estômago. Os sintomas incluem queimação no estômago, mal-estar, indigestão, gases, inchaço abdominal e vômitos.
  • Doenças Autoimunes: Quando o sistema imunológico ataca erroneamente as células do revestimento do estômago, pode ocorrer a gastrite autoimune. Essa condição é mais comum em pessoas com outras doenças autoimunes, como a anemia perniciosa.
  • Doenças Inflamatórias: Condições como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa, que afetam o trato gastrointestinal, podem aumentar o risco de gastrite crônica.
  • Infecções Virais: Alguns virus como HIV e citomegalovírus entre outros também podem desempenhar um papel na gastrite.
  • Álcool: O consumo frequente em moderadas ou grandes quantidades de álcool também pode irritar o estômago.
  • Tabagismo: O tabaco pode prejudicar o estômago, assim que fumar aumenta o risco de gastrite.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos, principalmente em uso prolongado, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e corticosteróides, podem causar inflamação gástrica.

Atenção!

Se está em tratamento com algum medicamento para o estomago e ainda tem dor, refluxo, diarreia, gases, arrotos, má digestão, barulhos, ou intestino preso, é importante ter logo uma consulta médica para receber o tratamento adequado!

Causas de Gastrite

  1. Fatores alimentares: Certos alimentos podem desencadear ou piorar os sintomas da gastrite, como alimentos picantes, ácidos, fritos ou muito condimentados.
  2. Uso prolongado de medicamentos: O uso frequente ou prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como ibuprofeno, aspirina e outros, bem como certos medicamentos para controle de refluxo ácido, podem irritar o revestimento do estômago e causar gastrite.
  3. Consumo excessivo de álcool: O álcool pode irritar o revestimento do estômago e aumentar o risco de desenvolver gastrite.
  4. Estresse crônico: O estresse prolongado pode aumentar a produção de ácido estomacal, o que pode levar à irritação do revestimento do estômago e contribuir para o desenvolvimento da gastrite.
  5. Tabagismo: O tabagismo pode aumentar a produção de ácido estomacal e enfraquecer a mucosa do estômago, tornando-a mais suscetível à inflamação.
  6. Doenças autoimunes: Algumas condições autoimunes, como a gastrite autoimune, podem levar à inflamação do estômago devido à resposta do sistema imunológico atacando as células do estômago.
  7. Radiação e lesões: A exposição à radiação ou lesões físicas no estômago, como resultado de cirurgias ou trauma, podem causar irritação e inflamação, levando à inflamação do revestimento do estômago..
  8. Idade avançada: À medida que as pessoas envelhecem, a produção de muco no estômago pode diminuir, tornando o revestimento do estômago mais suscetível a danos e inflamação.
  9. Infecção por H. pylori: A bactéria Helicobacter pylori é uma das causas de gastrite e ulcera. Ela infecta o revestimento do estômago e pode levar à inflamação.
  10. Outras condições de saúde: Certas condições de saúde, como doenças hepáticas, renais ou respiratórias, também podem aumentar o risco de desenvolver gastrite.

Lembrando que é importante marcar uma consulta. Dr Eduino Renck pode avaliar os sintomas e determinar o tipo de gastrite, a fim de receber o tratamento adequado, assim como medidas preventivas, evitando o uso excessivo de álcool, parando de fumar, tratando adequadamente doenças autoimunes. A prevenção e o tratamento adequado são essenciais para manter a saúde do sistema digestivo.

Exames que podem ajudar no diagnóstico da gastrite. 

Endoscopia Digestiva Alta: É o exame mais solicitado para visualizar o estômago por dentro.

O exame de  endoscopia é realizado por um medico através de , um tubo flexível (endoscópio) que é introduzido pela boca visualizando o esôfago, estômago e duodeno. 

Pode colher amostras de tecido para biópsias, se necessário. Esse procedimento também testa a presença da bactéria Helicobacter pylori. Os riscos são mínimos, e a recuperação é rápida após o exame.

A gastrite se resolve e tem possibilidade de cura!

Alguns pontos importantes:

Consultar um médico é o primeiro passo, se realiza uma avaliação completa, incluindo histórico pessoal, exame físico e, se necessário, exames específicos.
Identificação da Causa: O médico investigará a possível causa da gastrite. Pode ser a bactéria Helicobacter pylori, uso excessivo de álcool, medicamentos, estresse ou outras condições subjacentes.
Tratamento Personalizado: O tratamento varia com base na causa. Por exemplo:

Gastrite Nervosa: Redução do estresse, mudanças na dieta e medicamentos podem ajudar.
Gastrite Crônica: Tratamento inclui antiácidos, protetores gástricos e, se necessário, antibióticos.
Gastrite por H. pylori: Antibióticos específicos são usados para erradicar a bactéria.

Estilo de Vida e Alimentação: Aquilo que fazemos todos os dias, nossas rotinas, nossos hábitos determinam nossa saúde como um todo incluindo nossa saúde gástrica
Dr Eduino Renck acompanhará sua recuperação e fará ajustes conforme necessário.

Medicamentos utilizados no tratamento da gastrite:

Antiácidos: Os antiácidos neutralizam o ácido estomacal, aliviando a sensação de queimação e desconforto.

Inibidores da Bomba de Prótons (IBPs): Esses medicamentos bloqueiam a produção de ácido no estômago, reduzindo a acidez e permitindo que o revestimento do estômago se cure.

Os bloqueadores ácidos competitivos de potássio (BACPs) atuam competindo pelo potássio na parede do estomago causando inibição rápida da secreção ácida, potente e rápido, sendo evidente logo após a primeira administração.
Medicamentos Neuromoduladores: Esses medicamentos ajudam a regular os sinais nervosos no sistema digestivo, reduzindo a sensibilidade à dor e a inflamação.
Antibióticos para H. pylori: Se a gastrite for causada pela bactéria Helicobacter pylori, o tratamento pode envolver uma combinação de antibióticos, para erradicar a infecção bacteriana. Seu caso tem que ser avaliado cuidadosamente.

Se está em tratamento com algum medicamento para o estômago e ainda tem dor, refluxo, diarreia, gases, arrotos, má digestão, barulhos, ou intestino preso, é importante ter logo uma consulta Com Dr. Eduino para receber o tratamento adequado!

Leia também:

https://dreduinorenck.com.br/2024/03/05/figado-gorduroso-dr-eduino-renck/: Entendendo e Resolvendo a Gastrite

Veja tambem:

Gastrite e estilo de vida
Digestão saudavel
Tratando o refluxo e a gastrite

Leia Mais:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastrite-e-%C3%BAlcera-p%C3%A9ptica/gastrite#:~:text=A%20gastrite%20consiste%20na%20inflama%C3%A7%C3%A3o,e%20dist%C3%BArbios%20do%20sistema%20imunol%C3%B3gico.: Entendendo e Resolvendo a Gastrite

Fonte:

https://ada.com/pt/conditions/chronic-gastritis/

https://www.abran.org.br/essencea/admeventos/admcj/congresso2017/sub_paginas/anais-congresso-2017.pdf

Também do autor:

Eduino

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *